logo-ultraluz

Iluminação na fotografia: 3 dicas para acertar nas fotos de eventos

Início » Notícias » Iluminação na fotografia: 3 dicas para acertar nas fotos de eventos

A iluminação pode ser a grande aliada ou a vilã na fotografia de eventos, tudo vai depender do conhecimento da pessoa que estiver fotografando. Um bom fotógrafo, seja profissional ou amador, precisa saber exatamente como utilizar os recursos de cada tipo de luz, posicionar corretamente os pontos de iluminação, e usar a sombra a seu favor. 
A autenticidade tem o poder de imprimir a assinatura de um fotógrafo em seu trabalho, e testemunhar sua qualidade. Por isso, a Ultraluz traz dicas valiosas para quem deseja saber o tipo de luz ideal para fazer fotos memoráveis em eventos. Confira!

Planejamento e conhecimento prévio

Planejar é tudo na vida! Para saber qual tipo de luz é mais indicado para suas imagens você vai precisar entender a proposta e estilo do evento. Cada tipo de iluminação tem um efeito específico, e suas fotos precisam “casar” com a cara do evento – isso requer habilidade. Por exemplo, se estiver fotografando uma reunião intimista, qual tipo de luz você usaria? Acertou se pensou nas lâmpadas quentes e de tons amarelados como a Treluz ou Espiral, da linha eletrônica Ultraluz.

Se houver possibilidade, vale até conhecer o espaço com antecedência para fugir das armadilhas e saber exatamente o que vai precisar levar. Em alguns casos você precisará de flashes digitais e externos para fazer a sincronização com a luz do ambiente. Outra dica é perguntar sobre a iluminação do espaço para a equipe de luz e decoração. Isso pode evitar problemas de colorações indesejadas no rosto dos convidados. Algumas vezes você precisará lidar com o excesso de luz, em outras com a escassez, e ambos os casos são prejudiciais ao trabalho do fotógrafo.

A composição das luzes servirá para criar a atmosfera do lugar e para contagiar o público, se essa for a proposta do evento. Uma iluminação inadequada ou a poluição luminosa poderá causar desconforto entre os convidados e com certeza vai interferir na qualidade de suas fotos.

Saiba com antecedência entre quais tipos de fotos precisará variar (jornalísticas, tradicionais, retratos ou planos gerais do evento) ou se será necessário clicar um convidado em especial.

Use outras fontes de iluminação a seu favor, como video-makers, globos, strobos, iluminação cênica da decoração, lazer, entre outras. Cuidado com os imprevistos e mudanças de última hora. A sonorização e disposição dos objetos no espaço também vão afetar a experiência do público. Uma mudança de cor na decoração pode interferir no resultado das fotos, enquanto alguns materiais de objetos decorativos, como vidro, metal e espelhos, também podem alterar os efeitos previstos para a decoração e fotos do espaço.

Eventos corporativos

Eventos que acontecem ao ar livre e à luz do dia podem dispensar o uso de luzes adicionais, enquanto eventos noturnos ou em espaços fechados vão exigir o uso de flashes e refletores, como os da linha UltraLED. Para não cair em armadilhas conte com equipamentos corretos de iluminação e saiba analisar as condições de iluminação do evento.

Os aparelhos de luz de LED, como os refletores e painéis, são muito procurados pelos produtores de eventos para iluminar espaços amplos, já que apresentam baixos níveis de consumo e esquentam menos que as luminárias convencionais.

A atmosfera ideal para eventos corporativos pode ser criada utilizando jogos de luz, cores e lâmpadas de alta intensidade. Por isso, quando for fotografar invista em luzes de LED espalhadas pelo teto, chão ou no palco. Se a intenção for criar um clima mais intimista, é possível compor a iluminação com luzes de tons quentes, como as Ar LED, Croica, Par LED e Mr LED.

Casamentos, shows e espetáculos

Seja criativo e faça combinações, brinque com a decoração do ambiente, com os desfoques e cenas improváveis, utilize a luz e o contra luz. A harmonia entre a decoração e as luzes também pode produzir efeitos nas superfícies e paredes do espaço em que o evento está sendo realizado. Não tenha receio de dirigir as pessoas para melhores poses e ângulos para fazer imagens mais bonitas, afinal, essa será a lembrança que eles terão quando o evento acabar.

É preciso redobrar a atenção aos registros feitos nas pistas de dança, normalmente iluminadas com luzes de LED, já que elas piscam conforme o ritmo da música. É preciso criatividade para captar boas imagens enquanto as luzes se movem de um lado para o outro.

Não deixe de acompanhar o blog da Ultraluz e as redes sociais FacebookInstagram.

Deixe um comentário

Rolar para cima