Iluminação de moda: luz e sombra que fazem a diferença

Início » Notícias » Iluminação de moda: luz e sombra que fazem a diferença

A luz na fotografia é tão importante quanto à câmera ou o desejo do fotografo de se superar nas produções e fazer fotos cada vez mais bonitas. No mundo da moda a relação entre foto e luz se acentua ainda mais. Por isso, no mês da fotografia, a Ultraluz dá várias dicas sobre iluminação para quem curte fotografar. 

É necessário ter conhecimento não só sobre tipos de iluminação ou os efeitos provocados por cada tipo de lâmpada. O fotografo que deseja se destacar com fotos de moda deve saber qual o tipo certo de iluminação e a intensidade perfeita de luz para criar obras elegantes e ao mesmo tempo ousadas.

Se você ama registrar o mundo da moda e quer saber como tirar fotos limpas, aprender a utilizar a potencialidade da sombra e quando deve fazer isso, dê uma olhada nas dicas que a Ultraluz separou para você!
Quantidade de luz

Cuidado com os extremos! Eles são prejudiciais para a fotografia de moda. Luz em excesso pode estragar o trabalho, já a iluminação incorreta e escassa do modelo pode causar sombras indesejadas. Uma dica para ajudar a diminuir o brilho da luz, caso o espaço em que for fotografar seja muito claro, é usar um softbox para difundir e suavizar um pouco a luz. Já para aumentar a quantidade de luz, utilize uma fonte extra, como um flash, por exemplo.

Se você começou a fotografar agora, não se preocupe com equipamentos caros. Tenha em mente que, como um novato, pode utilizar um par de luzes com 500 watts e dois refletores LED, para difundir a luz uniformemente por seu espaço de trabalho.

Ângulos

Sabemos que na fotografia os detalhes é que fazem a diferença. O fotografo deve treinar seu olhar para perceber diferenças significativas na iluminação de seus modelos e aplicar a sutileza que farão com que suas imagens se destaquem de outras milhares. Por isso, se atente aos ângulos para criar a matriz de efeitos e descobrir como compor a cena ideal para sua foto.

Direção da Luz

Definir a melhor posição para direcionar sua fonte de luz define não só a iluminação de seu modelo, mas também as áreas de sombra que compõem a fotografia. Por isso, a direção de luz afeta o resultado final do trabalho! A sombra pode ser utilizada para criar sensações e textura, como a profundidade entre o modelo e o fundo da imagem. Já a luz toda distribuída pelo rosto do modelo pode causar sensação de foto “chapada” e sem profundidade.

Luz e sombra

Nossos olhos têm a capacidade de enxergar em três dimensões – altura, largura e profundidade -, mas a fotografia por sua vez só reproduz a altura e largura. Por isso a técnica para criar sensação de profundidade com o posicionamento das sombras é tão importante.

Luz dura e luz suave

A luz dura sempre incide diretamente sobre o modelo fotografado e é utilizada para causar uma sombra bem marcada e nítida. Um exemplo deste tipo de iluminação é a luz projetada pelo sol em dias sem nuvens. A luz suave – a que temos em dias nublados, com muitas nuvens no céu – gera sombras sem contornos nítidos, não deixando claro em que ponto a sombra começa e termina. Por isso, uma sombra marcada indica luz dura, já uma foto com sombra difusa indica luz suave. O tipo de iluminação adequada vai depender do propósito de seu trabalho e o efeito que deseja causar.

Quando utilizar a luz dura?

Utilize a luz dura ou luz direta para acentuar o contraste entre o claro e escuro, para dar um ar de mistério na fotografia. Muito utilizada em cenas de filmes de terror, a luz dura dá a sensação de drama ou que há algo escondido nas sombras da imagem. Muito mais impactante que a luz suave, este tipo de luz também favorece os contornos, deixando-os mais nítidos. Em fotos sensuais, por exemplo, já notou como as curvas da modelo se acentuam?

Conseguimos uma luz dura posicionando a fonte perto do modelo fotografado, criando também um efeito de sombras. O flash das câmeras produz uma luz direta, por isso, se você pretende realçar o modelo sem comprometer a imagem, tente utilizar uma luz menos dura que a do flash, principalmente aquele embutido na câmera.

Quando utilizar a luz suave?

Sabe aquela foto de capa de revista, com modelo de pele lisa e delicada? Ela foi feita com iluminação suave, ou difusa – efeito conseguido com a ajuda de difusores para deixar a luz menos dura. Este tipo de luz proporciona fotografias mais suaves e em tons claros, geralmente de pessoas calmas, felizes e sorrindo.

A luz suave é pouco mais trabalhosa para conseguir, mas é possível utilizar alguns truques, como o uso de difusores e refletores. Pode parecer óbvio, mas simplesmente afastar a fonte de luz da modelo não vai necessariamente suavizar a iluminação. Isso pode diminuir a fonte de luz e provocar sombras na imagem.

Entenda a diferença: para conseguir uma luz dura ou suave observe o tamanho da fonte de luz em relação a pessoa fotografada. Quanto maior for a fonte, mais suave é o efeito. Quanto menor a fonte for, mais dura será a iluminação. Fontes pequenas de luz resultam em iluminação dura e com sombras marcadas.

Não deixe de acompanhar o blog da Ultraluz e as redes sociais FacebookInstagram. Em breve, um novo post sobre o tema para você!

Deixe um comentário

Rolar para cima