logo-ultraluz

Entenda por que projetos arquitetônicos e luminotécnicos devem caminhar juntos

Início » Notícias » Entenda por que projetos arquitetônicos e luminotécnicos devem caminhar juntos

No mês de julho comemoramos o Dia Mundial da Arquitetura, a arte que envolve design e utiliza a criatividade para planejar elementos e organizar ambientes. Um espaço bem planejado tem relação direta com o bem-estar das pessoas e, por isso, é tão importante se preocupar com o projeto arquitetônico de um empreendimento. A luz, por sua vez, é uma das matérias-primas da arquitetura, por isso a Ultraluz aproveita a ocasião para falar da importância de desenvolver o projeto luminotécnico de um ambiente em consonância com o arquitetônico. 

A arquiteta Iara Barreto, explica que um planejamento arquitetônico leva em consideração a luz do dia e se beneficia dela, para compor elementos como objetos decorativos, quadros, texturas em paredes, estruturas e fachadas. No entanto, com o entardecer e chegada da noite, perde-se a luz natural e então é preciso utilizar a iluminação artificial para que esses elementos continuem em evidência.

“É importante que o projeto luminotécnico ande lado a lado com o arquitetônico, para que os elementos possam se destacar ao entardecer e à noite, tornando o ambiente muito mais confortável, chamativo e seguro para as pessoas”, completa a arquiteta.

A iluminação indicada também leva em consideração a quantidade de luminância (Lux) necessária para cada espaço. A Ultraluz disponibiliza lâmpadas eletrônicas, que se destacam pela economia de energia, e lâmpadas LED, que têm a tecnologia mais moderna do mercado – as LEDs são indicadas para espaços em que as luzes precisam ficar acesas por um longo período de tempo. Essas diferenças, às vezes desconhecidas pelos consumidores, podem representar uma boa diferença na conta de energia ao fim do mês.

Além de causar ofuscamento de peças decorativas em um ambiente, um lugar mal iluminado também pode gerar desconforto para as pessoas. Em empreendimentos comerciais, por exemplo, a falta de um planejamento luminotécnico pode gerar insegurança, diminuição da atração e do interesse do cliente. A luz interfere também na produtividade dos funcionários. Se eles trabalham com frequência em um local com iluminação deficiente ou mal posicionada, podem sentir mal-estar como dor nos olhos e cansaço.

Em sua linha de luminárias, a Ultraluz disponibiliza tanto os painéis LED, ideais para ambientes amplos, como asluminárias de emergência, obrigatórias em determinados tipos de estabelecimentos. Ambas trabalham com o alinhamento da eficiência, do conforto e funcionalidade, sem abrir mão da sustentabilidade.

Mas não é só a falta de iluminação que pode trazer prejuízos para a utilização de um espaço. O excesso também causa a poluição luminosa – mais um dos problemas decorrentes da falta de um projeto luminotécnico. O excesso de iluminação sem necessidade ainda esbarra em outro fator importante: a economia de energia! Isso porque o profissional responsável pelo projeto vai saber indicar exatamente que tipo de lâmpada ou luminária você deve utilizar em cada espaço.

Conheça a Ultraluz, seus produtos e serviços. Siga nosso blog e acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

Rolar para cima