Iluminação de Natal: como economizar e manter a segurança nas festas de fim de ano

Início » Notícias » Iluminação de Natal: como economizar e manter a segurança nas festas de fim de ano

Dezembro chegou e com ele a época mais mágica do ano: o natal! Momento de encontros, celebrações e tradições, mas que também traz uma série de preocupações para o consumidor.

Como sabemos, neste último ano tivemos reajuste nas tarifas de energia elétrica e, em muitos casos, a conta de luz ficou mais cara, o que torna um desafio escolher a iluminação de natal. Pensando nisso, nosso time selecionou algumas dicas para você economizar e manter a segurança nas festas de fim de ano:

 

1- Confira atentamente as informações da embalagem

Com o advento do e-commerce, cada vez mais os consumidores tendem a realizar suas compras online e no natal não é diferente. Pensando na agilidade e na praticidade, ofertas de produtos diversos às vezes nos parecem imperdíveis, contudo, o que muitos anúncios não revelam com propriedade é a procedência do produto. Materiais de iluminação natalina como pisca-pisca e lâmpadas coloridas em geral são, em sua maioria, importados. Ao passarem por todo trâmite de importação, alguns exportadores omitem dados técnicos importantes que por muitas vezes passam despercebidos.

Atente-se sempre a dados como razão social, CNPJ, e o contato para atendimento ao cliente, que é essencial em caso de necessidade de troca. Observe bem se a tensão da rede elétrica está descrita em Volt (V), a potência máxima em Watt (W) e se o plug da tomada segue o padrão brasileiro de três pinos. É essencial que os dados da embalagem e manual de instalação estejam descritos em português e possuam selo do Inmetro, seguindo as exigências das suas portarias e do Código de Defesa do Consumidor.

 

2 – Se atente à instalação

Após a compra, vem o momento da instalação. Em muitos lares a instalação de toda a decoração de natal torna-se uma tradição, o que é de fato um momento muito especial mas, quando se trata de iluminação, requer sempre alguns cuidados básicos.

Certifique-se de que o ambiente de instalação esteja em condições favoráveis observando se existem soquetes rachados ou danificados e fios soltos ou desencapados e evite choques graves e incêndios. Observe o isolamento do fio evitando que os cabos fiquem presos entre portas e janelas ou debaixo de móveis pesados. Não abuse de conectores e extensões ligando fios e lâmpadas todos em um único ponto. Caso seja de extrema necessidade, priorize dispositivos novos e com tecnologia anti surto elétrico.

 

3 –  Priorize qualidade e tecnologia

A decoração natalina de algumas casas ainda incorpora velas e lâmpadas incandescentes como fonte de iluminação principal, o que, além de ser menos seguro no caso do primeiro, torna-se menos eficiente no caso do segundo. É totalmente possível celebrar a tradição aderindo à inovação adquirindo produtos de tecnologia LED e RGB, por exemplo. Lâmpadas conhecidas como Smart ou coloridas se encaixam perfeitamente no momento de celebração natalino e geralmente são mais práticas e eficientes, sendo acionadas de forma remota com um simples toque pelo celular. No catálogo da Ultraluz você encontra esse modelo!

 

 

4 – Seja estratégico

Até o dia 25 de dezembro e as comemorações do ano novo, a rotina de trabalho e estudos fora de casa da família se mantém. Para evitar gastos desnecessários e reduzir as tarifas na próxima conta de luz, desligue a iluminação instalada durante o dia. Dessa forma, além de economizar você também prolonga a vida útil dos produtos!

Gostou das dicas? A maior parte dos produtos citados fazem parte do catálogo da Ultraluz disponível em todas nossas redes e na distribuidora mais próxima de você. Ilumine de forma inteligente, seja Ultraluz e boas festas!

Rolar para cima