logo-ultraluz

Temporada de chuvas e cuidados com a rede elétrica

Início » Notícias » Temporada de chuvas e cuidados com a rede elétrica

Conforme afirmam pesquisadores da Revista brasileira de meteorologia (RBM), a temporada de chuvas na maior parte do Brasil ocorre no verão, normalmente entre os meses de novembro e fevereiro. É nesse momento que ocorre a renovação natural das matas, solos e rios, trazendo inúmeros benefícios para a saúde do planeta e dos que nele habitam, mas é também nessa época em que muitos acidentes decorrentes de chuvas acontecem. Um desses fenômenos afeta diretamente nosso cotidiano: curtos e danos à rede elétrica.

Com as chuvas de baixa e alta intensidade, surgem raios e descargas atmosféricas que podem causar inúmeros danos à rede elétrica de residências e facilitar a ocorrência de acidentes como curto circuitos e incêndios. No post de hoje, selecionamos recomendações de especialistas para ajudar você a prevenir e remediar danos provocados à rede elétrica nessa alta temporada de chuvas.

Segundo Osmar Junior e Iara Cardoso, doutores pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em sua obra “Brasil campeão mundial de raios (2021)”, ocorrem 50 descargas atmosféricas por segundo em todo o planeta e, sendo o Brasil o líder desse fenômeno, com cerca de 8% das ocorrências. Diante disso existem cuidados que devem ser tomados em dois momentos diferentes: antes e durante o período de chuvas.

Antes do período de chuva é essencial estar ciente sobre as condições físicas e operacionais do sistema elétrico da sua casa ou prédio. Certifique-se de que as instalações elétricas passem por uma revisão ao menos de cinco em cinco anos, como recomendado pela Cemig (2018). É através dessa manutenção que é possível identificar e impedir a ocorrência de curtos-circuitos e possíveis incêndios, então lembre-se de contratar um profissional especializado ou cobrar de seu síndico uma vistoria periódica.

 

Crédito da imagem: Freepik por PV Productions

 

Além de toda a estrutura por trás das paredes, é essencial que se tome alguns cuidados com as instalações externas como tomadas e disjuntores e demais condutores, como eletrodomésticos, fios expostos e extensões. Ao verificar as tomadas, note se elas possuem marcas ou cheiro de queimado; som de zumbido ou faíscas emitidas quando um aparelho é conectado nela. Os eletrodomésticos também dão sinal de desgaste nos cabos e conectores, exigindo especial atenção. Já os disjuntores são um dos pontos principais aos quais se deve estar atento. Sempre opte pela escolha dos disjuntores modernos (DIN) que desligam quando as correntes elétricas são consideradas instáveis, mais seguros do que os disjuntores pretos antigos (NEMA).

No momento em que ocorrem as tempestades, outros cuidados também devem ser tomados. Como recomenda o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), aparelhos e motores elétricos devem ser desconectados da tomada ou desligados, deve-se evitar carregar aparelhos como notebooks e smartphones e não utilizar chuveiros elétricos ou torneiras elétricas. Outra medida importante e eficaz, muitas vezes classificada como senso comum, mas que possui comprovação científica é evitar contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras. Isso porque são materiais que facilmente conduzem eletricidade e, como estão presentes em nosso cotidiano, possuem grandes chances de propiciar um acidente evitável.

As recomendações aqui listadas visam prevenir acidentes e preparar nossos leitores e consumidores para a chegada do período de chuvas, contudo, diante da ocorrência de um curto circuito ou qualquer desastre relacionado à queda de raios não hesite em contatar o corpo de bombeiros ou a defesa civil. Disponíveis nos números 193 e 199, respectivamente.

 


 

Referências:

JUNIOR, Osmar Pinto; CARDOSO, Iara R. A. P. Brasil Campeão Mundial de Raios. São Paulo: Artliber Editora, 2021.
Grupo Cemig. Relatório Geral, 2018. Disponível em: <https://www.cemig.com.br/>

Deixe um comentário

Rolar para cima