Bora entender o que é Temperatura de Cor?
Apesar de falarmos temperatura, a temperatura de cor da lâmpada não tem relação alguma com o calor físico emitido por ela.
Temperatura de cor é a aparência de cor de uma lâmpada, a cor que ela se apresenta quando acesa e sua unidade é medida em Kelvin, representada pela letra (K). Veja abaixo uma representação da Escala Kelvin.
Quanto menor a grandeza na escala Kelvin (lado esquerdo da barra) mais amarelada a luz se apresenta, o que frequentemente denominamos como “cor quente”. E quanto maior (lado direito da barra), temos “cores frias” e azuladas.
Assim, o termo luz “quente” ou luz “fria” refere-se à sensação de iluminação proporcionada pela lâmpada ao ambiente! Lembrando que a lâmpada LED não esquenta o ambiente independente da temperatura de cor.
Agora entenda quando usar temperaturas “quentes, neutras ou frias” no seu ambiente:
A luz tem grande influência sobre o nosso organismo, nosso “relógio biológico”. Observe, quando vai se aproximando o fim da tarde, o horário do pôr-do-sol, a emissão de “luz mais quente”, suave, estimula a produção de melatonina, hormônio responsável, entre outras coisas, pela regulação do sono, mostrando que o período de descanso se aproxima.
Já a luz branca ou azulada suprime a produção desse hormônio, e é mais estimulante. É a temperatura de cor típica do sol do meio-dia, um horário de alta atividade, e assim nosso organismo tende a ficar mais ativo, ficamos mais atentos, com energia necessária para produzir e para desenvolver as atividades do dia.
Assim, é essencial olhar para essa característica das lâmpadas e usá-las de modo adequado para cada tipo de ambiente. É ir além da estética, compreendendo que a escolha de um determinado tipo de luz, na temperatura de cor que ela apresenta, vai produzir a sensação necessária a cada ambiente, à atividade que ele representa.
Luz Quente ou Branco Quente: se apresenta mais amarelada e proporciona uma iluminação mais leve, agradável e confortável aos olhos. Ideal para ambientes aconchegantes e tranquilos – como recepções, salas de estar e televisão, quartos.
Luz Neutra ou Branco Neutro: posicionada mais ao centro da escala Kelvin, se apresenta branca, mas não azulada e proporciona uma iluminação mais neutra. Se torna ideal para ambientes de atividades dinâmicas e que demandam foco – como escritórios, lojas, cozinha.
Luz Branca ou Branco Frio: proporciona uma iluminação mais fria, até um pouco azulada, semelhante à alta luz do dia, com muita claridade. É indicada para ambientes de atividades intensas que demandam atenção e agilidade como hospitais, linhas de produção, quadras e escolas, entre outros.
Agora que você já sabe diferenciar as lâmpadas, é só escolher a mais adequada para cada um dos seus ambientes!