logo-ultraluz

Lâmpadas filamento x lâmpadas filamento LED: qual a diferença?

Início » Notícias » Notícia » Lâmpadas filamento x lâmpadas filamento LED: qual a diferença?

No último mês, lançamos nossa nova linha de lâmpadas LED de decoração: as Lâmpadas LED filamento!

A linha de filamentos LED – modelos G45, A60, ST64 e G95 – tem o propósito de trazer mais requinte e sofisticação para o seu lar, garantindo praticidade e economia. Um dos maiores diferenciais desse novo produto é o fato dele garantir, assim como os demais produtos Ultraluz, a eficiência da tecnologia LED, mas sabemos que ainda é comum uma dúvida: existe diferença entre lâmpadas filamento LED e lâmpadas filamento convencionais? No post de hoje listamos as principais diferenças desses produtos para ajudar você a realizar a melhor escolha ao decorar sua casa.

1. Eficiência

Um dos principais pontos ao se discutir a diferença entre lâmpadas filamento diz respeito à eficiência. As lâmpadas de filamento, ou retrô, como são chamadas normalmente, possuem dois modelos mais consumidos no mercado: Filamento de carbono tradicional e as filamento de tecnologia LED. Enquanto a primeira se mantém no mercado por ser pioneira no ramo da decoração, a segunda se consolidou como a mais vendida atualmente, justamente pela maior eficiência em termos de iluminação. Se sabe que a versão de carbono, considerada um modelo das lâmpadas incandescentes, concentra sua energia nos filamentos de carbono – o que acarreta em mais geração de calor do que luminosidade, esse movimento contribui para que o fluxo luminoso seja menos eficiente, tornando sua luminosidade mais fraca quando comparada à LED. Já a tecnologia de diodo da filamento LED converte energia em luminosidade de forma muito mais prática e eficiente, evitando interferências e fortificando o facho de luz.

2. Economia

Diretamente relacionada à eficiência, outro ponto que pesa no bolso do consumidor e faz muita diferença na hora de escolher os modelos de lâmpadas para um projeto de decoração é a economia que o produto proporciona. Vimos que as lâmpadas incandescentes em geral são consideradas energicamente insuficientes, pois emitem mais calor do que luz, nesse sentido, é uma consequência inevitável as lâmpadas de filamento de carbono possuírem um alto consumo de energia elétrica. A título de comparação, enquanto a lâmpada de filamento de carbono consome em média 40 Watts, a lâmpada de filamento de LED consome 2 Watts. Uma grande diferença no consumo de energia! O LED tem capacidade para funcionar por cerca de 50 mil horas, enquanto a luz incandescente dura cerca de mil horas e a fluorescente dez mil horas, ou seja, não só o consumo será menor, como também se terá uma lâmpada com durabilidade maior.

3. Sustentabilidade

A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais um tópico essencial para pensarmos nossa relação de consumo e bem-estar equilibrada com a preservação do planeta. Na hora de escolher o melhor produto, entender qual deles possui propriedades recicláveis ou reutilizáveis que poluem menos solos e rios é indispensável. As lâmpadas LED de filamento não possuem materiais densos como mercúrio, por exemplo, têm baixa emissão de calor e não emitem infravermelho e ultravioleta no facho de luz, fazendo com que não agrida os olhos quando posicionada diretamente a eles e não desbote a cor de objetos decorativos como poltronas, estantes e luminárias. As lâmpadas LED também não emitem radiação UV, isso significa que podem ser utilizadas em ambientes onde esse tipo de radiação não é desejada. Em comparação às tradicionais, optar pelo LED é sem dúvidas garantir qualidade e segurança para sua família e para nosso planeta.

4. Design

Outro ponto raramente comentado está ligado ao design. Lâmpadas filamento retrô tradicionais foram criadas com o objetivo de inovar e trazer uma fonte alternativa de iluminação pensada especialmente para artigos e projetos decorativos. Sua predominância se deu com força durante a década de 90 e, desde então, se tornou a diferença, propiciando o surgimento da própria lâmpada filamento retrô de LED. A questão primordial na mudança do protagonismo da tradicional para a LED se deu devido à falta de diversidade. Lâmpadas retrô tradicionais, geralmente, eram e são até hoje vendidas em pouca variedade de formatos e texturas, o que invalida diretamente seu propósito de existência que é decorar. Na decoração, sabemos que cada ambiente requer um tamanho, modelo e cor de lâmpada diferente e isso é proporcionado pelos diversos modelos de lâmpada filamento LED que hoje existem no mercado.

No post anterior exploramos a utilização de cada um dos nossos quatro modelos disponíveis, que seguem abaixo:

 

 

Esperamos que após essa imersão no mundo das lâmpadas LED filamento, você tenha conhecido um pouco mais da diferença entre as lâmpadas filamento LED e as lâmpadas filamento tradicionais!

Todos os modelos citados estão disponíveis em ultraluz-atacado.lojaintegrada.com.br ou na revendedora mais próxima de você. Na hora de comprar, priorize o LED, ilumine de forma inteligente e eficiente com Ultraluz LED!

Rolar para cima