A Ultraluz sabe que a construção de uma casa é um marco na vida de qualquer pessoa. É comum querer que tudo fique perfeito e de acordo com seu gosto. São tantos detalhes a observar que às vezes tratamos assuntos muito importantes da obra como pormenores. A preocupação com a iluminação de uma casa em construção, por exemplo, é de vital importância para a saúde de um projeto.
Para entender melhor a necessidade de um projeto luminotécnico para sua casa em construção, pense em uma sala de estar que não apresenta um ambiente acolhedor, por mais que você a modifique, ou um quarto que não provoca sensação de relaxamento para um bom descanso. Pois o problema destes ambientes está no tipo, ou na disposição das luminárias utilizadas. Um desses fatores é a temperatura de cor das lâmpadas, que interfere no resultado final da iluminação.
Por isso, é preciso consultar um profissional de design da iluminação quando for definir o projeto arquitetônico de sua futura residência. Para entender um pouco mais sobre o assunto, a Ultraluz dá as dicas de quais tipos de lâmpadas utilizar.
Salas de estar, quartos e outros ambientes de descanso
Conforme explica a arquiteta Iara Barreto, responsável por muitos projetos da Ultraluz, é preciso ter cuidado com a iluminação de espaços destinados ao descanso e relaxamento. O ideal é sempre utilizar luzes quentes (2700 K) que proporcionam um tom aconchegante e intimista para o ambiente. As lâmpadas com temperatura de cor amarelada produzem um tom mais avermelhado e maior relaxamento.
Para compor a iluminação desses locais aposte em lâmpadas LED Ultraluz, como a Ar LED, Croica Ultraled Cob, Par LED ou MR LED, que alinham eficiência, conforto e funcionalidade. A linha eletrônica Ultraluz também tem seu lugar! Se optar por esse tipo de iluminação, invista nas lâmpadas Treluz ou Espiral (que podem ser quentes ou frias, dependendo da potência). Elas apresentam ótima vida útil e economia de até 80% em relação às lâmpadas antigas.
Luminárias e abajures
Esses acessórios, quando não utilizados como suporte para leitura ou estudo, devem usar lâmpadas quentes. As lâmpadas de LED de coloração amarela contribuem para a segurança, já que elas esquentam muito menos que as lâmpadas convencionais e consomem menos energia, quando acesas por longos períodos de tempo.
Cozinhas, escritórios, lavanderias e banheiros
Para ambientes que exigem maior poder de concentração e clareza, as lâmpadas brancas frias (7000K) são ideais. Elas são estimulantes e têm a capacidade de produzir mais lúmens, se comparadas às brancas quentes. As lâmpadas LED Ultraluz Down Light, Tubular LED e Bulb LED são ideais para esses espaços da casa. Já a Fita LED e o Painel LED, podem ser utilizados com criatividade para aumentar o requinte desses ambientes.
Se for utilizar lâmpadas eletrônicas, prefira a Duoluz, Quadluz ou Quintluz e aposte em seu poder de economia.
Jardim, área da piscina e lazer
As áreas de lazer ou piscina podem contar com a ajuda dos painéis LED ou refletores LED para ficarem ainda mais atrativas e bem iluminadas. A quadra ou campo de futebol deve estar sempre em boas condições de uso. Por isso, é ideal utilizar luz branca para criar uniformidade e fugir do ofuscamento. Na piscina ou na sauna, crie uma sensação de limpeza e higiene utilizando lâmpadas de LED.
As lâmpadas eletrônicas podem ser uma ótima solução para a iluminação de áreas de lazer e playground. Elas são seguras e têm grande durabilidade. Leia mais sobre cuidados com a iluminação em playground aqui!
Nos jardins, vale a pena investir em lâmpadas de LED ou eletrônicas com baixa voltagem. Consulte um especialista em iluminação para entender os benefícios da Fita LED, dependendo da sua proposta de iluminação, para o jardim.Entenda mais sobre a iluminação em jardins neste post.
Área externa, fachada da casa
Uma fachada mal iluminada pode provocar sensação de insegurança para pedestres e moradores da casa. De acordo com Barreto, o ideal nesses casos é usar a linha Refletor LED da UltraLuz. As lâmpadas eletrônicas, também muito econômicas, podem trabalhar bem a iluminação em espaços amplos.
Quer saber mais sobre luminotecnia? Clique aqui e confira! Conheça a Ultraluz, seus produtos e serviços. Siga o blog e acompanhe as redes sociais: Facebook e Instagram.