logo-ultraluz

Projeto luminotécnico: quais as melhores lâmpadas para projetos industriais?

Início » Notícias » Projeto luminotécnico: quais as melhores lâmpadas para projetos industriais?

Já sabemos que a iluminação tem o poder de interferir no estado emocional das pessoas e por isso, no mês da Arquitetura, a Ultraluz fala especialmente sobre a importância de alinhar os projetos arquitetônicos aos luminotécnicos. Em um ambiente residencial as perdas provocadas pela falta de um layout luminotécnico são grandes, mas em empresas e indústrias pode causar prejuízos.

De acordo com a arquiteta Iara Barreto, responsável por muitos projetos da Ultraluz, se a iluminação da vitrine ou da fachada de uma loja for ruim, é bem provável que o cliente não se sinta atraído para entrar. Dentro da loja, se a luz utilizada for incorreta para o local, o cliente pode sentir desconforto e acabar indo embora. Nas fábricas e indústrias, a iluminação também está ligada à produtividade dos colaboradores. Um projeto incorreto pode ocasionar mal-estar nos funcionários, além de dor nos olhos e cansaço.

“O ideal é que se tenha uma boa iluminação, tornando o ambiente de trabalho confortável para os funcionários, e que faça com que eles estejam sempre atentos ao que está acontecendo no local”, ressalta Barreto. Três linhas da Ultraluz podem ser utilizadas para garantir a eficiência luminosa em um  ambiente industrial: a High Bay LED e oRefletor LED; a Tubular LED e as Luminárias de Emergência LED (de instalação obrigatória, dependendo do ambiente). A escolha vai depender de detalhes técnicos da estrutura e do projeto de interiores da indústria. Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens da linha LED, pode ler mais em Porque usar lâmpadas de LED Ultraluz?.

O fator de iluminância (LUX) – quantidade de luz presente em um ambiente ou superfície – também é observado para definição de plantas luminotécnicas. Um galpão, por exemplo, deve ter 100 LUX, enquanto uma sala de aula, 400 LUX. Sabendo disso e estudando a estrutura do local, o profissional de design da iluminação pode começar a pensar em quais lugares ficarão luminárias, lâmpadas e refletores.

A melhora luminosa pode começar pela substituição das lâmpadas incandescentes, que não são indicadas para ambientes de trabalho e que já saíram do mercado, pelas lâmpadas da linha eletrônica Ultraluz. Ela é composta por lâmpadas frias – para o caso de escritórios e refeitórios – e quentes, para ambientes de descanso e relaxamento dos colaboradores.

A fachada de uma empresa, ou fábrica, mal iluminada também pode passar a sensação de insegurança para pedestres, colaboradores ou futuros clientes – que podem preferir evitar o local, buscando por alternativas que, aparentemente, sejam mais seguras. Na Ultraluz, indica-se a linha Refletor LED para compor a área externa, ela melhora a sensação de segurança e a atração dos pedestres pela fachada.

Em todos os casos, os produtos Ultraluz oferecem muitos benefícios para ambientes industriais. Com eles é possível alinhar eficiência, conforto e funcionalidade sem abrir mão da sustentabilidade, e ainda pagar pouco ao final do mês.

Conheça a Ultraluz, seus produtos e serviços. Siga o blog e acompanhe as redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

Rolar para cima