Todo ambiente hospitalar é passível de momentos de tristezas e de alegrias e são locais onde a doença e a saúde andam lado a lado. E é por isso que todo hospital deve garantir, ou pelo menos tentar garantir, uma boa estadia e qualidade de vida para quem está em tratamento. Estabelecimentos de saúde necessitam de um ambiente relaxante e estimulante e é aí que entra a iluminação. A iluminação adequada pode ajudar tanto médicos quanto pacientes e por isso, comprar lâmpadas de qualidade – e também econômicas, como as lâmpadas de LED e eletrônicas – como as distribuídas pela Ultraluz, é um ponto importante.
Pesquisadores americanos acreditam que a exposição à luz durante o dia é importante para definir o relógio biológico do paciente. Entretanto, como os quartos de hospital funcionam basicamente 24 horas com luz artificial e à noite muitas lâmpadas ficam acesas, se o projeto luminotécnico for ruim, isso pode acarretar em perda de sono e agitação para o paciente. Nesses casos, a má iluminação e o uso de lâmpadas de qualidade inferior pode modificar o humor, provocar exaustão, influenciar na queda do sistema imunológico do paciente e nos níveis de dor de quem ali se trata. Em um ambiente hospitalar, isso pode ter consequências não muito agradáveis, já que muitas vezes os pacientes estão com um nível de tensão tão alto devido às doenças, que as mesmas podem ser ainda mais afetadas por um projeto de iluminação mal feito.
Se temos um ente querido hospitalizado, é bom verificar a qualidade da iluminação do local onde ele será instalado. É mais seguro que ele fique em um quarto mais arejado, com iluminação natural e um bom projeto de iluminação artificial. Desta maneira o início do tratamento estará garantido já que o mesmo terá dias mais tranquilos e boas noites de sono, garantindo um humor estável.
Um bom projeto de iluminação também auxilia o trabalho dos médicos. Essas instalações, quando bem feitas, ajudam no momento do diagnóstico de doenças, na realização de exames e de seus tratamentos.
Outro ponto fundamental é a escolha das lâmpadas no quesito economia e sustentabilidade. Hospitais geralmente são grandes e demandam estudos para o uso e posicionamento de lâmpadas mais adequadas. Inserir lâmpadas de LED e eletrônicas nesse tipo de projeto é uma atitude de sustentabilidade e economia, pois reduz os gastos em energia e manutenção, liberando recursos valiosos para novos equipamentos e inovação.
Para saber mais informações sobre a Ultraluz, os produtos e serviços, siga nosso blog e acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fonte da imagem: www.conteudodeenfermagem.com.br