A Ultraluz dá a dica: quando a proposta é iluminar o jardim da casa, do apartamento ou de um edifício, duas questões devem ser levadas em consideração. A primeira delas é que a iluminação, além de deixar o espaço mais bonito, sofisticado e acolhedor, também pode ajudar com a segurança.Uma área bem iluminada certamente inibe mais a aproximação de pessoas estranhas. A segunda é o custo-benefício do projeto, porque o ideal é ter um jardim bem decorado e iluminado, mas que não onere muito a conta de luz no fim do mês.
Sobre o custo, vale a pena investir em lâmpadas de LED ou eletrônicas com baixa voltagem, muito utilizadas em projetos de decoração. É indicado contratar um eletricista ou técnico que possa instalar um sistema para acionar as luzes automaticamente, atendendo à uma programação de horários que lhe parecer mais conveniente – aproveite ao máximo a luz do dia e ligue as lâmpadas quando realmente for necessário. A lâmpada a ser usada e seu funcionamento devem ser discutidos com o eletricista e com o paisagista, que vão estudar juntos a quantidade ideal a ser comprada e os locais estratégicos onde serão instaladas. Consultar estes especialistas acaba sendo um bom investimento, porque evita o desperdício e erros costumeiros cometidos por pessoas leigas no assunto – o serviço de planejamento em termos de economia também deve ser discutido com um profissional da Ultraluz, que pode ajudar na implementação desse tipo de projeto.
Levando em consideração ainda a economia, vale a pena estudar o mercado, conversar com profissionais e verificar quais os materiais e equipamentos disponíveis e com preço mais em conta para montagem do jardim. Estudar bem os momentos em que o jardim será mais utilizado é importante para prever os custos: as luzes serão ligadas apenas em dias de festa ou diariamente? Lâmpadas serão usadas para iluminar o caminho todos as noites? Melhor usar fita de LED ou outro produto? Enfim, todos os questionamentos devem ser levantados e deve-se fazer um planejamento de todo o serviço – e custos – a realizado. Fundamental também é conhecer e seguir procedimentos de segurança – é bom lembrar que as luzes podem tomar chuva e todo cuidado é pouco para evitar incidentes e acidentes, como curto circuitos.
Para mais informações, acompanhe nosso blog e acesse a Ultraluz nas redes sociais: Instagram e Facebook. Para falar com a gente, ligue: 31.3427-2415.